terça-feira, 12 de janeiro de 2010

BOAS NOTICIAS


RIO PAIVA NOMEADO PARA AS MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL













Dez locais do distrito de Aveiro entre os candidatos a maravilha natural de Portugal
GONÇALO ROCHA CONGRATULA-SE POR VER O RIO PAIVA ENTRE OS LOCAIS NOMEADOS,O distrito de Aveiro vai candidatar dez locais à nomeação de Maravilha Natural de Portugal, no âmbito do concurso que está a decorrer e que vai eleger as sete mais belas maravilhas portuguesas naturais.
Na lista de candidatas do distrito, o concelho de Arouca aparece com quatro candidaturas: Frecha da Mizarela, Pedras Parideiras, Geopark Arouca e o Rio Paiva.
O Rio Paiva, zona protegida e um dos paraísos em Portugal para a prática do desporto – aventura ( águas bravas ) também está nomeado pelo concelho de Castelo de Paiva, que apresentou uma candidatura para este espaço privilegiado, cada vez mais procurado pelos adeptos do rafting e da canoagem.
O edil paivense Gonçalo Rocha, já se congratulou com esta nomeação e realçou as enormes potencialidades do Rio Paiva, mostrando-se esperançado que possa ser escolhido e votado para a segunda fase do concurso, desejando que a sua emblemática beleza seja recordada por todos aqueles milhares de adeptos que o procuram para os desportos de águas bravas, como um local paradisíaco que vale a pena visitar e conhecer.
Curso de água de média dimensão, o Rio Paiva é um rio português que nasce na Serra da Nave, na freguesia de Pêra Velha, no concelho de Moimenta da Beira e desagua no Rio Douro, na zona ribeirinha de Fornos, em Castelo de Paiva. Tem um trajecto de cerca de 111 km e uma área de bacia de 77 km2. Foi considerado, ainda não há muitos anos, o rio menos poluído da Europa, e ainda hoje é local de desova da truta (Salmo truta). Está actualmente classificado como SIC – Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, estatuto que obriga o governo português a zelar pela sua preservação. O Rio Paiva é um rio português do qual nos podemos orgulhar por ser um dos mais bem preservados da Europa. Tem como principais afluentes o Rio de Frades e o Rio Paivô.
Sever do Vouga apresenta duas candidaturas, a Cascata da Cabreia e o Património verde/água. Completam a lista das maravilhas naturais do distrito a competição a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), Baixo Vouga Lagunar (Estarreja), Dunas de S. Jacinto (Aveiro/Murtosa) e o Parque de La Salette (Oliveira de Azeméis).
Ao todo, são 270 os locais do continente e regiões autónomas, relativos a 323 candidaturas, que integram a primeira lista de candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, que ficará reduzida a 77 sítios no próximo mês.
De acordo com a organização, o número de candidaturas é superior ao número de locais escolhidos por autarquias e instituições da área do ambiente, porque cada área pode concorrer em mais do que uma categoria.
GIRP/COliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA