quinta-feira, 12 de abril de 2012

Em Caldas de Aregos - Resende

Festa das Cavacas regressa a Caldas de Aregos
As cavacas, o doce genuíno e típico de Resende, vão estar em festa no próximo dia 22 de abril, no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, pelo sexto ano consecutivo, numa iniciativa da Câmara Municipal em conjunto com a Companhia das Águas, E.M., S. A..
O certame, que vai realizar-se a cinco quilómetros da vila de Resende, junto a uma das mais belas paisagens do rio Douro, vai reunir mais de uma dezena de vendedores/produtores que vão comercializar e promover o famoso doce tradicional, entre música popular e passeios turísticos no rio Douro.A festividade tem início oficial às 11h00 com uma visita aos stands dos vendedores/produtores de cavacas, de vinho, licores e compotas da região. Na ocasião vai ser inaugurada a exposição de fotografia: “Cavacas de Resende – muito mais que um doce!” e vai realizar-se uma prova de vinhos e licores acompanhados pelo doce tradicional. A animação musical ficará a cargo, durante todo o dia, da Orquestra Big Band de S. Cipriano, Tuna do Externato D. Afonso Henriques e SEMBLANTE + Gabriela Pina. A animação de rua será assegurada pelo grupo “Espalha Animação”.
Como já é habitual em edições anteriores, os visitantes poderão realizar gratuitamente, a partir das 15h00, uma viagem no rio Douro a bordo da embarcação “Barca d’ Aregos” disponibilizada pelo Município de Resende, junto ao Cais de Caldas de Aregos. Assim, os visitantes poderão desfrutar de um passeio aprazível e apreciar o cenário natural com que a natureza brindou a região do Douro.
De referir ainda que tal como no ano passado, também este ano a autarquia de Resende estabeleceu uma parceria com a CP para facilitar a viagem até à festa. Assim, a CP durante o dia disponibilizará horários de comboio especiais entre as estações do Porto e de Caldas de Aregos (Tormes), sendo que os visitantes terão à sua espera na estação, a embarcação referida que assegurará a travessia do rio até à outra margem, onde decorre a festa, sem custos para o visitante.
Com esta iniciativa pretende-se reforçar a aposta do Município em valorizar a sua base produtiva local, bem como sinalizar Resende como um espaço de grandes tradições, tendo no Douro o seu principal referencial.
Jornal A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA