segunda-feira, 17 de junho de 2013

EM SANTA MARIA DA FEIRA

Carminho ao vivo no Europarque


Carminho, uma das maiores fadista da atualidade, pisa o palco do EUROPARQUE no próximo dia 21 de junho, às 21h45 . Um concerto a não perder.
Carmo Rebelo de Andrade nasceu em Lisboa, filha da fadista Teresa Siqueira. Os seus pais organizavam tertúlias de fado e em casa ouvia discos de Lucília do Carmo, de Fernando Maurício, de Amália Rodrigues.
Em Lisboa, estreou-se a cantar em público aos 12 anos, no Coliseu. Começou então a cantar regularmente na Taverna do Embuçado, em Alfama, com grandes mestres.
Concluído o curso universitário e começando a perceber que boa parte da sua vida teria de passar pelo fado, viaja pelo mundo durante um ano, participando em missões humanitárias. Regressada a Lisboa, começa a cantar regularmente no restaurante Mesa de Frades. Rapidamente começa a receber solicitações para os grandes palcos nacionais e internacionais.
Em 2009 editou o seu primeiro álbum «Fado» considerado «a maior revelação do fado da última década» (Time Out, 27 de Maio de 2009), alcançando rapidamente o galardão de ouro e dando início a uma digressão.
Vista como um símbolo da sua geração, tornou-se, em 2011, a Embaixadora portuguesa do programa «Youth on the Move», a convite da Comissão Europeia. 2011 é também o ano de um arranque seguro de uma carreira internacional que a leva ao palco principal da Womex (World Music Expo), na Dinamarca, e a vários espetáculos no Reino Unido, França, Holanda, Moçambique e Espanha.
Com «Perdoname», com Pablo Alborán, Carminho torna-se na primeira artista portuguesa a atingir o número 1 do top espanhol.
Lançou em 2012 o seu segundo álbum, «Alma», que alcançou o primeiro lugar nos tops portugueses e teve edições simultâneas em Portugal, Espanha, Suécia e Finlândia.

CASTELO DE PAIVA