quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PELA NATUREZA

Cerca de 100 voluntários vão limpar sábado 20 quilómetros de praias do rio Paiva


Cerca de 100 voluntários, distribuídos por cinco municípios, vão recolher este sábado os resíduos deixados durante no verão nas praias do rio Paiva.

A iniciativa parte mais uma vez da associação de defesa ambiental SOS Rio Paiva, que a vem promovendo com caráter anual e que para esse efeito conta com a parceria de 10 instituições com intervenção ambiental no território em causa.
"No total, vamos tentar limpar uma extensão de cerca de 20 quilómetros de praias fluviais", revelou à Lusa o presidente da Assembleia-geral da SOS Rio Paiva, em referência às margens mais procuradas para banhos nos concelhos de Castelo de Paiva, S. Pedro do Sul, Cinfães, Castro D'Aire e Moimenta da Beira.
"Fica ao critério de cada grupo decidir se limpam só uma margem ou ambos os lados do rio", continua Luís Monteiro, "mas a realidade é que em qualquer parte vão encontrar muito lixo, porque os portugueses ainda não são muito cívicos e gostam de levar lanchinho para a praia, mas depois vão para casa e deixam os resíduos no chão".
O responsável da SOS Rio Paiva reconhece que a maioria das praias ao longo desse curso de água não está devidamente equipada para acolher o público balnear, evidenciando inclusivamente a falta de estruturas para deposição de lixo, mas considera que essa lacuna "não justifica este comportamento incorreto".
Nas praias de Várzea, Dois Areios, Nodar, Ameixiosa, Pego e Segões, a ação de sábado vai por isso concentrar-se na remoção de resíduos como embalagens, plásticos e papeis, e na sinalização de monstros de maior dimensão, a serem retirados posteriormente pelos serviços próprios.

CASTELO DE PAIVA