Seleções alemãs de Hóquei em Patins estagiam em Penafiel
Uma comitiva alemã, de 19 jogadoras mais oito elementos da equipa técnica, tem estado por estes dias em Penafiel. A Seleção de Sub-17 de Hóquei em Patins está a realizar um estágio em que o principal objetivo é "trabalhar a força, a coordenação e o equilíbrio", revela Justyna Gonsior, fisioterapeuta da formação germânica.
A vinda para Portugal fica a dever-se a um protocolo com o ROPE, um centro de Reabilitação e Otimização da Performance Desportiva.
No mesmo espaço, no ROPE, as atletas podem ser acompanhadas por fisioterapeutas, treinadores especializados em alto rendimento e performance, nutricionistas, optometristas, podologistas, entre outros profissionais da área da saúde desportiva.
Para mais tarde o ROPE espera por mais equipas e seleções estrangeiras. Segundo Hélder Teixeira, coordenador administrativo do ROPE, existem já “vários protocolos em andamento com atletas, equipas e seleções vindas do resto da Europa e não só".
O “sucesso” explica-se com um conjunto de fatores: "Profissionais de topo, condições de excelência, alta tecnologia e preços competitivos. Tudo isto leva ao interesse das equipas estrangeiras por Portugal", afirmou ainda.