segunda-feira, 12 de abril de 2010

Em Arouca

UNIVERSIDADE DE VERÃO REGRESSA A AROUCA

De 30 de Junho a 29 de Julho, a Universidade de Verão regressa a Arouca, tendo a Água como tema central. Fruto de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Arouca, a Universidade de Verão propõe uma busca do conhecimento num contexto próprio, aproveitando os recursos locais para enriquecer a formação dos seus alunos. Estão disponíveis 5 módulos, e as inscrições terminam a 30 de Abril.
No âmbito da sua missão e dos seus objectivos de maior abertura e ligação à sociedade e à região, a U.Porto oferece, a partir de 30 de Junho de 2010, a 3.ª edição da sua Universidade de Verão. Esta iniciativa conta em 2010 com três pólos (Arouca, Porto e Baião), tendo em vista a crescente diversificação regional e a valorização da multiplicidade cultural e social que as distinguem. A colaboração com diversas entidades locais é mais uma garantia dessa ligação e do interesse que a iniciativa deve despertar em distintos públicos.
A formação proposta para 2010 mantém o seu carácter pluridisciplinar, e abordando temáticas que tiram partido do enquadramento regional, que lhes dá especial relevância e concretização.


ABRIL É O MÊS DOS LIVROS, PARA «CRESCER A LER»

Arouca dedica o mês de Abril ao livro. O livro é fantasia, imaginação, companhia no desenvolvimento. No decurso do mês de Abril, são várias as acções de sensibilização e divulgação do livro e da leitura, especialmente para os mais novos, para que aliem a diversão ao conhecimento, a alegria à descoberta e o prazer à aprendizagem. Vamos pôr «Arouca a Ler+», abrir a «Arca dos Contos», dar a conhecer novas obras e levar o gosto pelo livro aos bebés, na «Bebeteca». Participe nas actividades da Biblioteca Municipal.
Para «Crescer a Ler», a Biblioteca convida todos os pais arouquenses a trazerem os seus bebés até 1 ano de idade à Biblioteca Municipal, no dia 23 de Abril, às 10h30, para comemorar o Dia Mundial do Livro. Todos os bebés arouquenses nascidos de 1 de Abril de 2009 a 31 de Março de 2010 serão presenteados com kit, composto por um livro infantil, um guia para pais e uma mochila, para que a leitura seja um momento de partilha na família. Os pais que não se possam deslocar à Biblioteca no dia 23 de Abril, poderão solicitar o kit para o seu bebé até ao final do mês de Abril.
Depois da entrega do Kit, no âmbito do Projecto “Crescer a Ler”, os bebés também vão poder explorar o gosto pelos livros e pela leitura. A Biblioteca Municipal acolhe, também neste dia, 23 de Abril, às 10h30, uma sessão da Bebeteca, especial e exclusiva aos bebés arouquenses até 1 ano de idade. Esta sessão da Bebeteca é gratuita (participação limitada a um máximo de 20 bebés, acompanhados pelos encarregados de educação).
«Trago Trovas», diz-nos Manuel Freire, a 23 Abril, a partir das 21:30, na Biblioteca Municipal. Poesia e Música avivam-nos a memória. Para além da «Pedra Filosofal», Manuel Freire traz a Arouca a sua música e a poesia que ajudaram a construir uma boa parte da Revolução de Abril de 1974. Vêm-nos à memória os sonhos que comandam a vida, e revive-se, desta forma, o regresso da liberdade a Portugal.
Vamos ainda provar a «Sopa de Letras», um livro onde ficamos a conhecer melhor as letras, de forma divertida e saborosa. As «receitas» são do autor João Manuel Ribeiro. Anabela Dias «cozinha» as ilustrações. O livro «Sopa de Letras» é apresentado na Biblioteca Municipal a 26 de Abril, durante todo o dia, havendo encontros com os autores (sujeitos a inscrição prévia). Às 15h, haverá lugar a sessão de autógrafos para o público em geral. As ilustrações dão origem a uma exposição, que fica patente de 29 de Março a 29 de Abril.
Outro objectivo, durante o mês dos livros, é pôr «Arouca a Ler+». Porque o livro é conhecimento, afecto, prazer, desenvolvimento de capacidades. Neste projecto, autarquia, jardins-de-infância, escolas básicas e secundárias do concelho e IPSS unem esforços, naquele que é um objectivo comum: a promoção do livro e da leitura. Pais, professores, autarcas, arouquenses em geral, levam o livro às escolas e às instituições, lêem para e com os mais novos. Abril é o mês dos livros, com quatro sessões dedicadas a ler mais, nos dias 6, 12, 19 e 26, prolongando-se até final de Junho. Contribua, também, para deixarmos «Arouca a ler mais», inscrevendo-se na bolsa de leitores da Biblioteca Municipal.
Durante o mês, damos continuidade à descoberta da «Arca dos Contos». Um ateliê de escrita criativa, para alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade. A aventura da escrita tem partida nas cartas que são distribuídas pelos grupos de crianças, começando aí a produção de textos/contos feitos em grupo. Estes ateliês, iniciados em Março prolongam-se até Maio, na Biblioteca Municipal de Arouca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA