terça-feira, 13 de abril de 2010

Em Oliveira de Azeméis


Projecto «Abril Livros Mil» decorre até 23 de Abril

O projecto «Abril, Livros Mil», da responsabilidade da biblioteca municipal Ferreira de Castro, decorre até ao dia 23 de Abril oferecendo propostas culturais para todas as idades.
Ao longo do mês haverá um pouco de tudo, dentro e fora da biblioteca. Cinema infantil, leitura de contos, troca de livros, exposições ou uma noite passada entre livros fazem parte do programa com o qual a câmara de Oliveira de Azeméis assinala o
Dia Mundial do Livro (23 de Abril) e o Dia Internacional do Livro Infantil, no dia dois.
O projecto «Abril, Livros Mil» visa promover o gosto pela leitura reunindo à volta das crianças e jovens actividades de sensibilização para o prazer do livro. É o que irá acontecer nas «Histórias de pijama», um convite para que as crianças entre os 10 e os 12 anos vivam uma experiência única passando a noite de nove para dez na biblioteca em contacto directo com os livros.
A leitura de contos através de teatro de sombras, momentos de convívio, oficinas de escrita criativa e de construção e manipulação de fantoches integram as propostas de actividades para essa noite.
Os mais pequenos, dos jardins-de-infância e das Actividades de Tempos Livres (ATL), vão poder assistir, todos os fins-de-semana, à projecção de filmes de animação no âmbito do ciclo de cinema «Veja o filme, leia o livro».
Para o público jovem, e menos jovem, o programa inclui a campanha de troca de livros «O mesmo livro pode ser muitos livros diferentes», a leitura de «Contos cruzados», juntando crianças e idosos, e a «Estafeta da Leitura» no âmbito da qual instituições dinamizam nas suas instalações sessões de leitura com a presença de contadores.
A estafeta «encerra» no dia 23 de Abril no «Serão de Contos» que decorrerá na biblioteca municipal a partir das 21h30. No mesmo dia, integrada na iniciativa «Livros trocados», livros do Plano Nacional de leitura vão circular pelas bibliotecas escolares das escolas EB 2,3 e secundárias do concelho.
Entre 19 e 23 de Abril, pode ser apreciada na biblioteca Ferreira de Castro uma exposição documental sobre o seu patrono que, durante um ano, percorreu as bibliotecas escolares do município.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA