Misses República Portuguesa 2012 visitam a Rota do Românico
A Rota do Românico acolheu ontem, as 30 candidatas à final do concurso Miss República Portuguesa 2012, o maior concurso de beleza realizado em Portugal. A visita integrou-se no programa de estágio das finalistas, a decorrer em Paredes até à próxima segunda-feira, dia 23.
O Mosteiro de São Pedro de Cête, um dos cinco monumentos do concelho de Paredes que integram a Rota do Românico, marcou o ponto de partida de uma experiência pelo românico e pela pintura mural.
Após uma visita a este Mosteiro, que testemunha a longa aceitação no tempo das formas e do modo de construir românicos, a atenção das misses centrou-se na pintura mural existente no interior da igreja, alusiva a São Sebastião e datada do século XVI, uma vez que esta iria servir de inspiração à experiência de pintura mural a fresco preparada para essa tarde.
No claustro do Mosteiro de Cête, convertido numa verdadeira oficina, as misses transformaram-se em “mestres” e deram largas à sua criatividade na elaboração de um fresco com as suas próprias mãos, a contar para a final da prova de talento. Esta iniciativa contou com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Cête.
Depois da experiência artística, as candidatas seguiram para a Ermida da Nossa Senhora do Vale, outro monumento da Rota do Românico também localizado em Cête, onde puderam apreciar outros exemplares de pintura mural de grande beleza. Os vestígios de pintura que ainda se conservam neste monumento, datáveis de 1530-1540, estão provavelmente ligados à oficina do mestre Arnaus, um dos mais interessantes fresquistas do Renascimento português.