terça-feira, 30 de janeiro de 2018

SANTA MARIA DA FEIRA

V Capital da Cultura do Eixo Atlântico

V Capital da Cultura do Eixo AtlânticoEntre janeiro e dezembro de 2018, Santa Maria da Feira acolhe e organiza a V Capital da Cultura do Eixo Atlântico. A programação abre a 13 de janeiro com o concerto FILARMONIA NO FADO e estende-se por 50 semanas, cruzando Arte, Cultura e Conhecimento no Noroeste Peninsular.
À programação associada aos grandes eventos do território, como a Festa das Fogaceiras, o festival Imaginarius, a Viagem Medieval e o parque temático Perlim, juntam-se as novas criações, com a participação da comunidade e/ou em cooperação com outros municípios do Eixo, assim como estreias nacionais e internacionais, que deixarão a sua marca no historial de cinco edições deste acontecimento cultural transfronteiriço.
A extensa programação definida para os 12 meses de 2018 abarca diferentes disciplinas artísticas, como as Artes de Rua, Artes Plásticas, Cinema, Cultura Urbana, Dança, Música, Novo Circo, Stand-Up, Teatro, Teatro de Marionetas, Folclore e Etnografia, Cruzamentos Multidisciplinares, Recriações Históricas, Exposições, Encontros, Colóquios e Seminários, privilegiando as dimensões da criação artística e da participação cultural. No total, são 51 eventos dedicados à celebração da V Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
Destaque para as produções inéditas e apresentações em estreia absoluta, a par dos novos eventos e atividades a realizar em estreita ligação com a comunidade municipal do Eixo Atlântico, partindo do denominador comum História e Cultura do Noroeste Peninsular. Exemplo relevante é o I Encontro do Cancioneiro Tradicional Galaico-Português EM.COM.TRADIÇÕES (setembro), que vai reunir músicos e coletivos da eurorregião para promover a herança musical comum, as artes e ofícios em torno da construção de instrumentos musicais tradicionais, assim como a dimensão etnomuseológica, de investigação e produção de conhecimento em música popular.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA