quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES

Cientistas descobriram como o cérebro ‘descodifica’ o som das palavras
Os cientistas foram capazes de analisar as frequências de sons e identificar as palavras escutadas pelo cérebro, descoberta que ajudará, futuramente, comunicar com pessoas que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Brian Pasley, do Instituto de Neurociência Helen Wills da Universidade Berkeley da Califórnia, coordenador da investigação explicou que elétrodos ligados ao cérebro de pessoas que participaram no estudo e quem foi pedido que escutassem conversas, "permitiram identificar analisar as frequências de sons e identificar quais palavras escutadas pelo cérebro".
“A maior parte da informação de um discurso ou conversa situa-se entre 1 e 8.000 hertz e, essencialmente, o cérebro analisa as diferentes frequências de som em diferentes lugares do cérebro pelo que a investigação se centrou na forma como o cérebro processa os sons da fala", explicou o investigador.
Ao proceder ao registro dos estímulos medidos pelos elétrodos de como e onde o cérebro registra os sons no lóbulo temporal, local onde está o centro do sistema auditivo, os cientistas puderam gerar um mapa das palavras e recriá-las, tal como foram escutadas.
"Quando uma zona particular do cérebro é ativada, sabemos que corresponde aproximadamente a alguma frequência de som que o paciente escuta naquele momento", disse Pasley.
"Assim, pudemos criar um mapa que nos permitiu, até certo ponto, usar a atividade do cérebro para resintetizar o som, em função das frequências que estavamos a monitorizar", salientou.
Segundo aquele investigador americano, as conclusões do estudo, publicado na edição de 31 de janeiro do jornal PLoS Biology poderão ajudar a determinar o que as pessoas que não podem falar fisicamente querem comunicar.
'investigação' 'cerebro' 'som'

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA