terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

EM CASTELO DE PAIVA

Programa lançado pela autarquia paivense
Câmara de Castelo de Paiva arranca amanhã com transporte de doentes carenciados aos hospitais
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva arranca amanha com um programa que garantirá o transporte a pessoas com comprovada carência financeira que precisem de tratamentos nos hospitais da região.
O presidente da autarquia, Gonçalo Rocha, reconhece que a medida concretiza um dos seus principais compromissos eleitorais e declarou : “ Honra-se assim um dos nossos compromissos mais importantes e resolve-se um problema grave da população local, que enfrenta sérias dificuldades económicas nesta altura e não dispõe de carreiras de transportes públicos em trajectos e horários adequados ”. O programa Transporte Solidário tem um orçamento de 7.500 euros. A autarquia local já tem disponível um requerimento próprio para quem pretenda formalizar um pedido de transporte, sendo que os técnicos camarários irão depois solicitar aos interessados o comprovativo da sua situação económica, para decidirem quanto ao deferimento da requisição. “ Estamos a contar que apareça mais de uma centena de interessados ”, adianta o presidente Gonçalo Rocha. “ As pessoas estão sem dinheiro e há situações em que se tornam sócias dos bombeiros para poderem contar com o serviço deles, mas depois acumulam dívidas, porque não conseguem pagar as quotas e as viagens, e as dívidas acumulam-se ”.
Nesta fase, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai dinamizar o programa com recurso às normas da Acção Social, mas, posteriormente, a intenção do presidente da autarquia é “ criar um regulamento próprio para este efeito, que terá que ser aprovado em Assembleia Municipal ” e deverá implicar protocolos com outras instituições.
Para já, os principais destinos do Transporte Solidário serão os hospital do Padre Américo, em Penafiel e de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, ambos situados a cerca de 50 minutos de viagem do centro de Castelo de Paiva.
GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA