quinta-feira, 12 de abril de 2012

EM Marco de Canaveses

Confraria cria marca para promover granitos no estrangeiro

Vários empresários da área da extração e transformação de granito uniram-se para, em conjunto, lutar contra a crise em Portugal e apostar cada vez mais na exportação. Tendo consciência de que uma imagem corporativa forte pode contribuir para um impulso das exportações, a Confraria do Granito vai lançar um programa que visa assentar os granitos portugueses e principalmente de Alpendorada - Marco de Canaveses, no estrangeiro.
Com esse objetivo, a Confraria do Granito, criada em 2009, em Alpendorada, e que conta com cerca de 150 membros, vai lançar uma marca corporativa que passará a ser usada pelas empresas associadas ao projeto, em tudo o que toca à exportação e não só.
Para além do lançamento da marca, que será apresentada dia 14 de Abril, a marca Granitos Alpendorada irá também, num futuro próximo, participar em diversas feiras internacionais, como por exemplo no Qatar, onde se irão realizar jogos do Mundial de 2022, a decorrer entre 29 de abril e 3 de maio. Essa viagem, apoiada por diversas associações empresariais, como a AEP, tem como objetivo criar laços de negócios com potenciais parceiros daquele país.
Atualmente, entre 50 a 60% dos granitos extraídos e transformados em Alpendorada são destinados à exportação, essencialmente para a Europa. A Confraria do Granito quer agora começar a apostar no resto do mundo e levar a arte e a marca de Portugal cada vez mais longe.
Em Portugal, os granitos de Alpendorada conseguiram impor-se como produtos de referência e qualidade, e contam com cerca de 150 empresas, que empregam diretamente quatro mil pessoas e indiretamente cerca de 16 mil. Todos os anos são cerca de 2 milhões e 50 mil toneladas de granito que são extraídos e transformados, movimentando aproximadamente 250 milhões de euros de volume de negócio. Desses números, 750 mil toneladas são destinadas exclusivamente à exportação e é precisamente nesse capítulo que a criação da marca Granitos Alpendorada pretende impor-se, permitido aumentar o volume de vendas no estrangeiro.

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