quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PENAFIEL


Agrival gerou cerca de 9 milhões de euros em negócios e contou mais de 140 mil entradas

A 36ª edição da Agrival gerou cerca de 9 milhões de euros em volume de negócios, divulgou o município de Penafiel. Ao longo dos 10 dias de duração o certame recebeu mais de 140 mil visitantes, superando as edições anteriores, referiu ainda a autarquia.
De 21 a 30 de agosto, a 36ª edição da feira agrícola ficou marcada pela variedade de atividades inseridas num único espaço com cerca de 25 000 m². No total estiveram presentes cerca de 350 expositores, desde a produção agrícola à gastronomia, sem esquecer as maquinarias, gado, artesanato, moda, serviços e novas tecnologias.
O programa foi ainda pautado por momentos de cultura e entretenimento, desde concertos e atuações musicais aos concursos relacionados com os produtos típicos da região e a 14.ª Mostra Nacional de Gastronomia, que permitiu degustar várias iguarias.

Relativamente aos concursos, no dia 24, dia de S. Bartolomeu, decorreu a feira das cebolas, junto ao Sameiro, com mais de 350 toneladas de cebolas. Neste âmbito realizou-se ainda o concurso das “Cebolas” tendo sido atribuído o 1º prémio a Belmiro Rocha. Também neste dia, e apostando na matriz agrícola, decorreu o colóquio “Desafios e Oportunidades para a Agricultura 2020”, organizada pela Confagri (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL).
No dia seguinte, a 25, foi a vez do concurso de “Broa de Milho”, cujo prémio foi arrecadado por Rosa Oliveira. No concurso de “Pão-de-ló” o 1º prémio foi conquistado por Emília Vasconcelos. Estiveram à prova 16 broas de milho e 16 regueifas de pão-de-ló.
Por fim, a 26, decorreu o concurso “Melão Casca de Carvalho”, cujo vencedor foi António Almeida.
Já em fase de rescaldo, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, revelou que a 36ª edição da Agrival superou as expectativas. “A Agrival continua autossustentável e o número de visitantes ultrapassou os 140 mil. Os expositores, em contacto com a organização, demonstraram o seu contentamento, estando já a pensar na próxima edição. Registamos ainda um aumento de procura no que diz respeito ao sector agrícola, o que demonstra a importância desta montra e a evolução desta área no panorama atual”, disse.
Quanto ao impacto económico que o certame alcança, o autarca destacou que esta edição “gerou cerca de 9 milhões de euros de volume de negócios, sendo cerca de 2 milhões de euros provenientes da fileira agrícola” e que a Agrival “continua a ser um importante espaço de negócios, mas também um espaço de socialização e convívio”.
“A todos os colaboradores que fizeram parte desta grande organização e aos expositores que continuam a apostar neste certame uma palavra de apreço pela dedicação e empenho que depositam todos os dias para que a Agrival continue a ser um sucesso”, disse Antonino Sousa a concluir.
 
 

CASTELO DE PAIVA