sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PENAFIEL

Escritaria homenageia autor Mário Cláudio
 


Penafiel vai transformar-se na cidade do romancista Mário Cláudio de 15 a 18 de outubro.
Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho e Lídia Jorge, é, este ano, Mário Cláudio o nome que ficará ligado à cidade que se prepara para o homenagear.
O Festival Literário ESCRITARIA está de volta, transformando Penafiel durante 4 dias numa cidade onde se respira e se sente a literatura um pouco por todo o lado.  Arte de rua, exposições, conferências, teatro, música, cinema, lançamentos de livros e exposições prometem contaminar tudo e todos com a vida e a obra do romancista, havendo ainda lugar para algumas surpresas.

Mário Cláudio, pseudónimo tão vincado e enraizado na literatura contemporânea portuguesa, que já quase nos fez esquecer o verdadeiro nome do escritor, Rui Manuel Pinto Barbot Costa, é leitor compulsivo, escritor prolífico nos mais variados géneros literários, nascido a 6 de novembro de 1941, homem de letras do Porto, mas sem quaisquer fronteiras físicas.
Durante a Escritaria haverá uma antevisão do documentário biográfico, ainda por estrear, com a exibição de alguns excertos sobre o escritor, realizado por Jorge Campos, intitulado “Tocata para dois clarins”.
O momento alto será a apresentação do novo romance de Mário Cláudio, “Astronomia”, sexta feira, 16 de outubro, no Museu Municipal de Penafiel, às 21h30.
A arte de rua, a animação e a comunidade
A par com a arte de rua que tradicionalmente contamina a cidade como as caixas de cartão, os post it`s gigantes e as frases espalhadas pelas ruas, haverá animação de rua a cargo da Escola de Música e Melodia de Penafiel e do grupo de teatro Andaime.
Este ano toda a comunidade está envolvida direta ou indiretamente neste encontro com o escritor e todos farão as honras da casa para o receber o e festejar afetos pelas palavras e por quem tão bem as escreve.
O Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa, o Agrupamento de Escolas de Pinheiro, a Escola Secundária de Penafiel, e ainda a Universidade Sénior (ADISCREP) serão protagonistas dos trabalhos de arte pública que irão decorar as habituais montras das lojas de Penafiel.
A Tuna Académica e alunos da CESPU – Escola Superior de Saúde do Campus Académico de Penafiel farão uma receção académica ao autor à sua chegada a Penafiel no dia 15 e inaugurarão a exposição “A Natureza Que Eu Leio”.

CASTELO DE PAIVA