quarta-feira, 30 de março de 2016

ENTRE-OS-RIOS - PENAFIEL

Endoenças iluminaram Quinta-Feira Santa no Torrão e em Entre-os-Rios
 
As margens do rio Tâmega voltaram a iluminar-se, ontem à noite, Quinta-Feira Santa, com mais de cinquenta mil tigelinhas, cumprindo-se assim a tradição secular das Endoenças, entre o Torrão, no Marco de Canaveses, e Entre-os-Rios, município de Penafiel.

Após a celebração da Missa da Ceia do Senhor na Igreja do Torrão, a Procissão do Senhor dos Passos, em que participaram dezenas de pessoas, saiu em direção à Capela de S.Sebastião, em Entre-os-Rios, onde decorreu o “Sermão do Encontro”, entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.
Como já vem sendo tradição, a passagem dos andores foi iluminada por milhares de tigelinhas colocadas ao longo de ambas as margens, com milhares de pessoas a assistir às cerimónias religiosas.
Esta tarde, a Procissão do Enterro do Senhor cumpriu o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão.
Recorde-se que esta tradição secular foi inscrita, formalmente, em Diário da República, em agosto de 2015, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Para as duas autarquias, as Endoenças constituem um “evento de turismo religioso ímpar”, com a iluminação, por milhares de tigelinhas, das duas margens do rio Tâmega, no Torrão, em Entre-os-Rios, e ainda na margem esquerda do rio Douro, em Boure, Castelo de Paiva, lugares que formam o antigo Couto de Entre-os-Rios.
Segundo a liturgia católica, as Endoenças são uma alusão à sexta-feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, este conceito mudou para o dia anterior, quinta-feira Santa.

CASTELO DE PAIVA