quinta-feira, 31 de março de 2016

MARCO DE CANAVESES

Exposição “Fragmentos Urbanos”, de Rui Duarte, assinala aniversário do concelho.
 
“Fragmentos Urbanos” é o nome da exposição da autoria de Rui Duarte que será inaugurada hoje.

A inauguração está marcada para as 21h30, no Espaço Arte do Museu Municipal Carmen Miranda, e assinala a passagem dos 164 anos da fundação do atual concelho do Marco de Canaveses.
“Fragmentos Urbanos” representa um novo projeto estético que resulta, simultaneamente, do amadurecimento de uma linha de trabalho que vinha seguindo há algum tempo, e de um processo de pesquisa permanente sobre diferentes enquadramentos, perspetivas e texturas de determinados espaços edificados. Daqui resulta um trabalho que, embora conservando, na sua generalidade, a tónica na policromia e nos contrastes, bem como na vitalidade dos traçados que já vinham de trabalhos anteriores, procura reinterpretar realidades urbanas, também elas, realidades sociais.
A mostra ficará patente ao público no museu marcoense até 29 de abril.
Nascido em França, em 1969, Rui Duarte é filho de um marcoense natural da agora freguesia de Santo Isidoro e Livração e tem por isso mesmo uma “costela” que o une ao concelho de Marco de Canaveses. Ainda na sua infância veio com os seus pais e irmãos viver para Portugal, concretamente para  Amarante.
Após conclusão do Ensino Secundário rumou para Castelo Branco, para aí fazer a sua licenciatura na Escola Superior de Educação, finalizada em 1993. Seguiram-se o mestrado e doutoramento na Universidade do Minho. Entretanto, em 1994 passou a viver em Vila Pouca de Aguiar. É professor no Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, em Boticas.

CASTELO DE PAIVA