sexta-feira, 27 de março de 2015

BAIÃO

 10ª edição da Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa
 
É já este fim-de-semana  que Baião  recebe apreciadores do fumeiro e da boa gastronomia regional, na 10ª edição da Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa. Segundo informação do município, este evento  vai manter a política de preços das refeições realizada no ano passado “de modo a ir de encontro às necessidades dos milhares de visitantes que recebe nestes três dias”.
A política referida tem por base o princípio da “manutenção da qualidade e excelência dos produtos” e permite a degustação de um menu completo, que inclui entradas, refeição e sobremesas, ou optar apenas pela refeição e pagar os complementos pretendidos à parte. O visitante tem também a possibilidade de escolher meia dose, para uma pessoa, e uma dose, para duas pessoas.
Além de poderem degustar os pratos nos restaurantes, preparados para receber cerca de 600 pessoas em simultâneo, os visitantes podem adquirir vários tipos de fumeiro produzido no concelho.
Refira-se que todo o processo de produção do fumeiro é acompanhado por técnicos especializados, “desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confecionados os enchidos e pela selagem do fumeiro que entrará no recinto da Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa de Baião para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas muito apreciadas”, sublinha a autarquia.
A Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa é organizada pela Câmara Municipal de Baião, apoiada pela Cooperativa Dolmen – “Cofinanciamento Programa de Desenvolvimento Rural – Ministério da Agricultura e do Mar – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural – A Europa investe nas zonas rurais” e pela REFER (Estação Ferroviária de S. Bento).

Produtores, restaurantes e animação vão compor o recinto
Nesta edição, a Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa de Baião vai reunir de 50 produtores locais, num recinto coberto com 1800 metros quadrados.
O destaque vai para a participação de 14 produtores de fumeiro, que irão comercializar vários tipos de fumeiro: salpicão, presunto, linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada.
Seis restaurantes vão confecionar os “pratos fortes”, ou seja, o Cozido à Portuguesa e o Arroz de Moira com Grelos.
Nos expositores também poderão ser encontrados produtos tradicionais como a broa de milho, os doces regionais, os citrinos da Pala, o biscoito da Teixeira, os vinhos verdes de Baião, o artesanato, os licores, o mel, os chocolates, as compotas, os queijos, o pão-de-ló e as amêndoas.
Como habitualmente, a animação do evento será assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos, grupos de bombos e bandas musicais.
No sábado à noite, destaque para as atuações da finalista do programa da RTP “The Voice Kid´s”, Sara Monteiro, e do artista nacional, Fernando Correia Marques.
A tarde de 29 de março vai contar também com o programa da SIC “Portugal em Festa” (das 14h00 às 20h00).
Em paralelo a este evento, terá lugar, no mesmo local, mais uma edição da Feira “Stock Off”, com a presença de diversas empresas baionenses e organizada pela Associação Empresarial de Baião com o apoio do município de Baião.

CASTELO DE PAIVA