terça-feira, 10 de março de 2015

NATUREZA

PASSADIÇO DO RIO PAIVA....8 km de rara beleza !!!
UMA OBRA IMPONENTE QUE VALORIZA A REGIÃO...

Esta é das tais obras que nao deixa ninguem indiferente....tamanha é a sua grandeza, o seu interesse turistico e a mais valia que representa para a valorização de toda a região do Vale do Paiva.
Uma obra oportuna, com caracteristicas únicas, que vai certamente ser um forte atractivo para que, milhares de turistas e visitantes passem por aqui e conheçam melhor, aquele que ja foi um dos rios mais limpos da Europa e se apresenta com um potencial enorme na prática dos desportos desportos radicais, nomeadamente nas àguas bravas.
Estima-se que, com a conclusão desde investimento turistico, o numero de visitantes e praticantes no Rio Paiva possa crescer de forma muito acentuada.
Ao todo serão 8 km de um troço único, uma varanda sobre o RIO PAIVA com beiral de madeira, construida sobra a escarpa rochosa, desde a Ponte de Espiunca até à Praia do Areinho e à zona da Garganta do Paiva, permitindo o usufruto de zonas outrora inacessiveis, algumas delas a 150 metros de altura, destacando-se a construção de zonas de estadia, bancadas, degraus e parcelas em terra firme, sendo que, ao longo do percurso está prevista, a colocação de painéis explicativos e informativos quanto a referências naturais como a cascata de Aguieira e os rápidos mais fortes do rio, como o chamado "Rápido Grande", de 100 metros de extensão em corrente acelerada, e o "Rápido das Marmitas", de 50 metros.
Este é um projecto grandioso da Câmara Municipal de Arouca que merece um ser reaçado, referindo se que o trajeto intervencionado pelos passadiços representa "o troço de rio mais técnico em Portugal", não apenas pela turbulência das águas, mas também devido a "falésias de elevada inclinação e, por vezes, à inexistência de margens".
O orçamento definido para esta obra é 1,8 milhões de euros, estando a empreitada a decorrer a bom ritmo como se pode ver nesta imagem que, com gosto partilho para poderem apreciar a grandeza desta estrutura.
Carlos Oliveira

CASTELO DE PAIVA