sexta-feira, 13 de maio de 2016

BAIÃO

Mais de 1400 certificados de formação serão entregues  
 

Esta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de maio, serão atribuídos 1434 certificados a 996 formandos que desde o final de 2014 participaram em ações de formação em Baião para aumentar os seus índices de qualificação e formação. Os certificados serão entregues pelo pelouro da Formação, Qualificação Profissional, Emprego e Ensino Superior da Câmara Municipal de Baião.

As formações abrangeram uma grande diversidade de cidadãos, desde pessoas sem a escolaridade básica, passando por cidadãos com o 6º, 9º e 12 º anos e com o ensino superior.
Serão entregues, pela primeira vez no concelho, diplomas a colaboradores dos três Agrupamentos de Escolas que participaram em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais (designado RVCC-Pro). Em alguns casos estes diplomas conferem uma certificação de Técnico de Ação Educativa.
Para a vice-presidente da autarquia, Ivone Abreu, “este foi um processo muito positivo e importante para a comunidade educativa baionense, porque permitiu aos colaboradores dos Agrupamentos de Escolas renovarem os seus conhecimentos e também aumentarem as suas qualificações escolares em alguns casos para o 9º ano e noutros para o 12º ano”. Os diplomas serão entregues às 21h00, no Auditório Municipal de Baião.
Esta tarde, às 16h00, decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho a atribuição de certificados relativos à formação interna que abrangeram colaboradores da autarquia. Estas ações repartiram-se por áreas como Design Gráfico, Primeiros Socorros, Tecnologias de Informação e Comunicação, Marketing Público, Transporte Coletivo de Crianças ou Necessidades Educativas Especiais.
Amanhã, às 14h30 horas, serão concedidos os certificados de formação externa. Esta sessão contará com a presença de cidadãos baionenses que frequentaram ações em áreas como Operador de Jardinagem, Organização de Eventos, Operador Agrícola, Operador Florestal, Técnico de Informática de Gestão e diferentes idiomas, como Espanhol, Inglês, Alemão ou Francês.
Estas ações referentes aos certificados entregues em ambos os dias foram desenvolvidas pela Câmara Municipal de Baião em parceria com entidades como o Centro de Formação de Vila Real, o Centro de Emprego de Amarante, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR), o Centro de Serviço e Apoio às Empresas (CESAE), a Margem ou a Altino e Ribeiro lda. (Escola de Condução Marcoense).

CASTELO DE PAIVA