terça-feira, 17 de maio de 2016

RESENDE

Resende celebra a cereja há 15 anos
 

A vila de Resende prepara-se para acolher a 15.ª edição do Festival da Cereja, o principal evento do país centrado neste precioso fruto, nos dias 28 e 29 de maio de 2016.

Durante dois dias, mais de uma centena de produtores locais irão disponibilizar este fruto a preços especiais. Mas, quem se deslocar a Resende neste fim de semana, poderá, ainda, apreciar e adquirir produtos de artesanato ligados à cereja, assistir à atuação dos grupos e ranchos tradicionais do concelho e, no domingo, a partir das 15h00, observar o cortejo temático que irá percorrer as ruas do centro da vila de Resende, que conta com a participação de cerca de 600 crianças, num desfile de carros alegóricos, sob o tema “As Verdades da Cereja”.
Com o objetivo de facilitar a deslocação até à Festa, o Município de Resende, como já é habitual, estabeleceu uma parceria com a CP, que oferece 30% de desconto no bilhete de comboio até à estação da Ermida. A Transdev Douro assegura o transporte dos passageiros da estação até ao centro da vila, onde decorre a festa. O mesmo transporte é assegurado no sentido inverso.
Novidade este ano é o concurso “Melhor Doce/Bolo de Cereja de Resende”, que pretende incentivar a criação de um doce/bolo que identifique o concelho como produtor da melhor cereja, de forma a valorizar a cereja e promover o empreendedorismo na transformação do produto. Serão atribuídos incentivos aos três melhores classificados, sendo que o júri irá avaliar a apresentação, sabor e textura, receita original e a cereja como ingrediente principal.
Ainda mal se ouve falar das cerejas em toda a Europa, já em Resende se pintam de vermelho os primeiros frutos que enchem os pomares de cerejeira instalados nas encostas do rio Douro, num concelho que produz, em média 3.500 toneladas de cereja, representando ¼ do total da produção nacional.
Em 15 anos de existência, o Festival da Cereja já se transformou numa tradição para a população local, bem como para os seus visitantes que chegam dos quatro cantos do país e enchem as ruas da vila de Resende, contribuindo para a dinamização da economia local, bem como para a afirmação do certame como o evento mais importante do país na promoção deste fruto.

CASTELO DE PAIVA