sexta-feira, 20 de maio de 2016

PARABÉNS

Praia fluvial do Areinho distinguida com 'qualidade ouro' pela Quercus
 

Uma das praias no rio Paiva da freguesia de Canelas, o Areinho, está na lista das 382 com 'qualidade ouro', relação ontem divulgada pela organização ambientalista Quercus. O Areinho localiza-se na margem esquerda do rio, numa das extremidades do percurso dos Passadiços do Paiva, e é uma zona balnear que já mereceu em tempos o galardão de 'bandeira azul'.
À semelhança dos anos anteriores, a Quercus identifica, de acordo os critérios estabelecidos pela própria associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo "Qualidade de Ouro", com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Das 382 praias com "Qualidade de Ouro" em Portugal - mais 68 que no ano anterior, 321situam-se em Portugal continental, 41 na Região Autónoma dos Açores e 20 na Região Autónoma da Madeira. «Este ano temos mais 57 praias costeiras, 10 interiores, e três de transição, a receber esta distinção», refere um comunicado da Quercus.
Para receber a classificação de praia com "Qualidade de Ouro", a água balnear das praias tem de respeitar os seguintes critérios:
-Qualidade da água 'excelente' nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015;
-Todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2015) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respectivamente.

Esta avaliação efectuada pela Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, sendo contudo mais exigente neste aspecto em específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura. 
«O objectivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água». RV 2016-05-20


 
 

CASTELO DE PAIVA