terça-feira, 13 de setembro de 2016

CASTELO DE PAIVA

Sexta-Feira à noite no CICL
ESCRITOR ALBERTO SANTOS APRESENTA
“ PARA LÁ DE BAGDAD “ EM CASTELO DE PAIVA


     A convite do Pelouro da Cultura da edilidade paivense, o escritor penafidelense Alberto Santos, vai apresentar na próxima sexta feira, às 21 horas, nas instalações do Centro de Interpretação da Cultura Local/Edifício da Cadeia, em Castelo de Paiva, a sua ultima obra literária “ Para lá de Bagdad, “, numa sessão que contará com a participação especial de João Deusdado, conhecido jornalista ligado ao domínio televisivo.

     Apaixonado pelos livros e pela investigação histórica, Alberto S. Santos é comissário do prestigiado evento literário Escritaria, actual presidente do Conselho Científico da Rota do Românico e foi durante 12 anos presidente da Câmara Municipal de Penafiel, sendo que, nos últimos tempos tem-se dedicado à escrita, sendo este o seu quarto romance histórico. Esta é uma obra envolvente, orientada para um dos momentos mais intrigantes da história da Idade Média, que dá a conhecer os alicerces de uma civilização ainda hoje tão deslumbrante quanto desconhecida.
        Alberto S. Santos é formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e natural de Paço de Sousa, Penafiel, onde reside. Para lá de Bagdad é o seu quarto romance, seguindo-se aos bestsellers A Escrava de Córdova (2008), A Profecia de Istambul (2010) e O Segredo de Compostela (2013). O escritor participou também na coletânea de contos de autores lusófonos Roça Língua (2014).

     João Pedro Marques, historiador e romancista, referiu recentemente que ler “ Para lá de Bagdad”  é ir das ruas de Bagdad às estepes do Volga, viajar do centro do mundo sedentário até à orla das terras nómadas, e fazê-lo com a dose de aventura, exotismo e suspense a que os romances de Alberto S. Santos já nos habituaram..

CASTELO DE PAIVA