quarta-feira, 21 de setembro de 2016

SANTA MARIA DA FEIRA

Museus assinalam Jornadas do Património

Os museus municipais de Santa Maria da Feira associam-se às Jornadas Europeias do Património 2016 com duas iniciativas culturais diferenciadoras, ambas de participação gratuita. O Museu do Papel, em Paços de Brandão, dedica o domingo, 25 de setembro, às “Cantigas de Botadeiras”.
Por sua vez, o Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, dinamiza visitas encenadas alusivas aos “Frades Azuis”, nos dias 23, 24 e 25. Ambos os espaços museológicos promovem ainda visitas gratuitas durante o fim de semana.
Entre as 15h00 e as 17h00 de domingo, operárias de antigas fábricas de papel e sacarias do concelho são convidadas a reviver as “Cantigas de Botadeiras”, sonoridades de um passado ainda presente. A iniciativa é aberta a todos os interessados em partilhar e vivenciar memórias, contribuindo para a recolha e valorização deste património imaterial. Nos dias 24 e 25, o acesso ao Museu do Papel é gratuito para todos os visitantes, entre as 14h30 e as 17h30.
Três visitas encenadas
Entre sexta-feira e domingo, o Museu Convento dos Lóios recria momentos em comunidade com os Frades Azuis, no decurso de três visitas encenadas de participação gratuita, mas sujeitas a inscrição prévia (sexta-feira, às 10h30 e as 14h30; sábado e domingo, às 15h00), dirigidas ao público escolar e público em geral, resultado de uma parceria do museu com o Grupo de Teatro Experimental do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira. Entre sexta-feira e domingo, o acesso ao museu é gratuito.
“Comunidades e Cultura” é o tema das Jornadas Europeias do Património 2016, que decorrem nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Com a escolha deste tema pretende-se destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, no conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas.

CASTELO DE PAIVA