segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Por Ovar

“Arca d’Água” e “Smolik” - Premiados da 14ª edição Ovarvídeo













“Arca d’Água” de André Gil Mata e “Smolik” de Cristiano Mourato são os grandes vencedores da 14ª edição do Ovarvídeo, tendo conquistado o prémio Cidade de Ovar e o Prémio Jovem Criador, respectivamente.
“Arca d’Água”, o vencedor do Prémio Cidade de Ovar, conta a história “Num lago rodeado de prédios, um homem constrói um barco. O sonho de uma viagem impossível, na busca da liberdade das memórias de um passado eterno. Uma reflexão sobre o efeito do tempo e das metamorfoses dos espaços na vida de um homem. E na sua morte feliz”.
O vídeo vencedor do Prémio Jovem Criador “Smolik” relata “Dois personagens em confronto. Longe de uma narrativa prosaica, seguimos fascinados o movimento como expressão poética. O trabalho de uma ideia sobre dança contemporânea/performance humana e a sua abstracção de emoções, e como tirar vantagem na congregação deste tema com o cinema de animação”.
Ao vídeo “Corrente” de Rodrigo Areias foram atribuídos os prémios para o Melhor Argumento e Melhor Fotografia. A Melhor Montagem foi atribuída a “Passeio de Domingo” de José Miguel Ribeiro e o prémio Melhor Som foi atribuído a “Desavergonhadamente Real” de Artur Serra Araújo, tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa a “Outside” de Sérgio Cruz. O Prémio do Público foi atribuído a “Passeio de Domingo” de José Miguel Ribeiro.
O júri que seleccionou os premiados é composto por José Miguel Moreira, Solveig Nordlund e Vítor Almeida.
E assim, chegou ao fim mais um Ovarvídeo. Uma edição a que concorreram dezenas de filmes, tendo sido seleccionados 26 divididos por quatro sessões competitivas. O Ovarvídeo promete que vai continuar a crescer e vai voltar com muitas novidades em 2010 para a 15ª edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA