quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

BAIÃO

Em torno do zero” retrata alterações do território no âmbito da Romanização
   


O terceiro livro da coleção “Em Torno de Baião - Contributos para a História Económica e Social de Baião”, será apresentada no dia 6 de fevereiro, pelas 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Em “Baião - Em torno do zero”, da autoria do arqueólogo e professor universitário Lino Tavares Dias, é apresentado o território onde se insere hoje o concelho de Baião, numa altura em que este se encontrava em profundas alterações no âmbito dos processos da Romanização sob a égide do Imperador Augusto.
Com base no conhecimento dos vestígios arqueológicos e na análise da geomorfologia do território o autor apresenta propostas de povoamento para a região de Baião dando ainda conta das vias fluviais e terrestres utilizadas na altura, assim como as formas utilizadas para a sua integração no mundo romano desde o séc. I ao séc. V.

A apresentação da obra contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, do autor do livro, Lino Tavares Dias, do diretor da Caleidoscópio, Jorge Ferreira e com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
Esta iniciativa de investigação histórica, encomendada pela Câmara Municipal de Baião, engloba 10 volumes e debruça-se sobre o património do território de Baião e sobre a sua paisagem cultural, proporcionando uma visão da evolução do concelho, desde a pré-história até à atualidade.
As três obras “Baião - Em Torno do ano 500”, “Baião em torno de 1800-1910 Poderes e dinâmicas, mutações e permanências” e “Baião - Em torno do ano zero” podem ser encontradas e adquiridas na loja Interativa de Turismo de Baião, no Mosteiro de Santo André, em Ancede, ou encomendadas através do email biblioteca@cm-baiao.pt .

CASTELO DE PAIVA