sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PENAFIEL

 246 anos da elevação a cidade
 
Penafiel celebra, no próximo dia 3 de março, o seu 246.º aniversário de elevação a cidade, este ano com especial enfoque no tema da Educação.

As comemorações iniciam pelas 09h00, com uma Salva de Morteiros e o hastear da bandeira da Cidade na Câmara Municipal de Penafiel. Pelas 12h00, decorrerá, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Sameiro), a celebração de umas Eucaristia em honra de autarcas e funcionários falecidos.
Já às 15h00, o Museu Municipal de Penafiel acolhe a Sessão Solene do 246.º Aniversário da Elevação de Penafiel a Cidade, que contará com uma atuação musical da violinista Francisca Portugal, e durante a qual serão atribuídas as Medalhas Honoríficas a personalidades de prestígio a nível do concelho.
Segundo a autarquia, a Medalha de Mérito Municipal Dourada será atribuída a Ismael Magalhães Teixeira Mendes, António Alberto Vieira Simões, Maria Luísa Barrosa Monteiro Coelho, Ana Alzira Pereira, Vítor Alexandrino Teixeira Nunes Leite e Maria Leonilde Ferreira Coelho, por terem desempenhado “relevantes funções no ensino, como professores e como gestores, com especial brio e dedicação o cargo de liderança das respetivas escolas por um período superior a quinze anos”. Será ainda atribuída a medalha a Manuel Dias dos Santos, que lecionou em escolas de Boelhe e Rans, tendo terminado a sua carreira aos setenta anos de idade. A título póstumo, será também atribuída a Medalha de Mérito Municipal Dourada a José Aires de Sousa, mais conhecido por “Zéquinha da Farmácia”, que faleceu no dia 3 de fevereiro de 2016. Também a título póstumo, será homenageado Paulino Rodrigues, que desempenhou funções enquanto Vereador da Câmara Municipal de Penafiel, em 1979. De igual forma, receberá a Medalha de Mérito Municipal Dourada Margarida dos Santos Sousa, natural de Galegos e residente em França há 36 anos, que, enquanto porteira de um edifício junto à sala de espetáculos Bataclan, na cidade de Paris, “corajosamente acolheu e escondeu várias pessoas, algumas delas gravemente feridas”, na trágica noite que se viveu a 13 de novembro de 2015 na capital francesa, aquando os ataques terroristas.
Foi ainda aprovada em reunião de Câmara, estando agora sujeita a aprovação na Assembleia Municipal, que decorre a 26 de fevereiro, a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho de Penafiel a Maria Adelaide Ferreira Galhardo Brandão Rodrigues dos Santos - uma das fundadoras da Clínica Médica Arrifana de Sousa, onde ainda exerce funções como médica, e a primeira mulher médica do concelho de Penafiel, completando este ano 50 anos ao serviço da comunidade – e a Maria do Rosário Gambôa Lopes de Carvalho - natural da freguesia de Penafiel e atualmente presidente do Instituto Politécnico do Porto, reeleita para 2.º mandato, em 2014-2018.
Ainda no âmbito das comemorações do aniversário, terá lugar, no EP Estúdio Café, com sessões às 16h00 e Às 21h30, a exibição de curtas a concurso do PROMOViE, nomeadamente:  "Sábado", de Maria João da Rocha Moura; "João Não", de Cláudia Manuela Faria Carvalho; "O Cavalo Branco", de Rui Miguel Teixeira Silva, Gabriel Fernando Silva Sousa e Eliseu de Jesus Calheiros Barbosa; "Uma Viagem Por Penafiel", de Joana Dias Bandeira Aguiar, Maria Francisca Pereira Leite de Meireles e Nísia Sofia Borges Coelho; e "Reditum", de Luís Alexandre Igreja Guimarães e Ana Miguel Rodrigues Mendes.
Destaque ainda para a comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, que decorre a 13 março, com um desfile apeado e motorizado, entre o Largo Conde Torres Novas (Campo da Feira) e a Praça do Município, das corporações de Bombeiros Voluntários de Penafiel, Entre-os-Rios e Paço de Sousa.
Segundo reza a história, foi a 3 de março de 1770 que D. José I, com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal e consequentemente deu à vila o estatuto de cidade.
Biblioteca de Penafiel também assinala aniversário
No âmbito da celebração do seu 21.º aniversário, a Biblioteca Municipal de Penafiel irá promover, no próximo dia 4 de março, diversas atividades. O aniversário da Biblioteca está inserido nas comemorações dos 246 anos da elevação de Penafiel a cidade.
Assim, pelas 21h00, decorrerá uma visita acompanhada às exposições “Autores do Vale do Sousa”, organizada pela Rede de Bibliotecas do Vale do Sousa”, e “Viagem pela Infância na Biblioteca Municipal de Penafiel”. Segue-se a inauguração da exposição de desenho “Perspetivas de Penafiel”, de Gracinda Ramos. Pelas 21h30, decorre um concerto protagonizado pela Escola de Música Melodia.

CASTELO DE PAIVA