quarta-feira, 3 de maio de 2017

SANTA MARIA DA FEIRA


Obras inéditas de Mário Vitória


Obras inéditas de Mário Vitória na Biblioteca
A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira tem patente, de 8 de abril a 3 de junho de 2017, a exposição de pintura “Animismo Urgente de Futuro”, de Mário Vitória, que apresenta um conjunto de obras inéditas que o artista plástico portuense criou para esta mostra, integrada na programação regular de Artes Plásticas.

“Manchas e traços como superação da própria realidade, lugares de transformação e delírio onde o sonho assume-se como alternativa aos estilhaços diários de um mundo caótico e violento”. É desta forma que Mário Vitória apresenta as suas obras de “Animismo Urgente de Futuro”, no catálogo da exposição, que integra ainda a análise do escritor Gonçalo M. Tavares à arte interventiva do pintor.
“É preciso, por isso, olhar para os quadros de Mário Vitória como indícios de crimes, de faltas, de catástrofes, de cores exuberantes que se exibem para distrair o olho do problema, daquilo que nos incomoda, da falta, do rapto”, escreve Gonçalo M. Tavares. “Bicicletas e asas; aparições, visitações, mão que pinta a mão que pinta, paisagens que não têm cores deste mundo e cores que parecem ocupar coisas que não são desta realidade (…)”, descreve o escritor, no catálogo da exposição.
Mário Vitória elege e associa o termo “Mistagógico” aos trabalhos que apresenta nesta exposição, retendo o caráter de mistério e de revelação. Para o artista plástico, “a arte torna-se urgente para futuro, das poucas ferramentas que nos restam para o enfrentar, já que o inventámos na sua previsibilidade de ser poluente e violento”.
Informações | Exposição
Data: de 8 de abril a 3 de junho
Local: Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
Horário: seg. a sex. – 10h00 » 19h00 | sáb. – 10h00 » 17h00
Inauguração: 8 de abril, às 17h00
Entrada: gratuita

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA