quarta-feira, 13 de abril de 2016

MONDIM DE BASTO

Percurso das Fisgas de Ermelo

A Câmara de Mondim de Basto  inaugurou um percurso pedestre de 12,4 quilómetros que passa pelas Fisgas de Ermelo, que o município quer elevar a Património Natural da Unesco.
O presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, afirmou à agência Lusa que a candidatura das Fisgas de Ermelo a Património Natural da Humanidade já deu entrada na Comissão Nacional da Unesco, aguardando agora “com elevada expectativa” a divulgação da lista indicativa dos sítios.

Esta é a primeira fase do processo de candidatura, cuja componente científica foi assumida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
As Fisgas de Ermelo representam um acidente geológico (quedas de água do rio Olo) com cerca de 400 metros, sendo consideradas, segundo o presidente da câmara, "uma das maiores da Europa".
Esta cascata é já um dos locais mais visitados do Parque Natural do Alvão, que se estende pelos concelhos de Mondim de Basto e de Vila Real, mas o autarca acredita que a “chancela Unesco” será motivo de maior atracção para este território a nível de turistas e de investimento, nas áreas da restauração e do alojamento.
“Todos os locais classificados como património mundial registam taxas de visitação extraordinárias”, referiu.
O percurso das Fisgas tem 12,4 quilómetros e o grau de dificuldade é alto. O ponto de partida é a aldeia de Ermelo e desenvolve-se à volta do rio Olo, passando pela queda de água.

CASTELO DE PAIVA