quinta-feira, 14 de abril de 2016

MUNDO DO ESPETÁCULO

“Pozzo – O Porco Que Dança


“Pozzo – O Porco Que Dança” vai finalmente estrear. Este é novo espetáculo de Rui Paixão e Carlos Reis, a dupla de criadores de “Lullaby”, que percorreu o país em 2015 e recebeu vários prémios no país e no estrangeiro. Apresentam agora, em co-produção com a d’Orfeu AC, o novo “Pozzo”, cuja estreia absoluta está marcada para 15 e 16 de abril, pelas 21h30, no Armazém 22, em Gaia.


Pozzo é um espetáculo cómico, interativo, interventivo e absurdamente cheio de sentido. Estranhamente surreal, um intérprete desdobra-se em diferentes personagens, numa performance que privilegia a investigação sobre o clown contemporâneo e o trabalho de máscara, além da música tocada ao vivo. Uma metáfora permite uma aproximação vertiginosa à realidade: Pozzo é uma alegoria do ser politizado e hierárquico. Num ambiente pós-apocalíptico, os porcos são a principal vítima desta catástrofe. A obsessão de Pozzo em comer porcos trouxe a extinção da espécie e como consequência a fome instalou-se. O espaço privado desta figura é colocado em praça pública de uma forma grotesca e bizarra. Pozzo é um espetáculo M/12, com cenografia de Cristóvão Neto e desenho de luz de Manuel Abrantes.

Pozzo é apenas a segunda criação de Rui Paixão e Carlos Reis, cujo trabalho criativo decorre desde há meses e teve, entre outros, o apoio da Junta de Freguesia de Rio Meão e de Fafe Cidade das Artes. A carreira do espetáculo, depois da estreia no Armazém 22, seguirá em paralelo com a digressão internacional de Lullaby. No nosso país, Pozzo tem já apresentações previstas em Braga, Guimarães, Almada, Ovar e Águeda. 

CASTELO DE PAIVA