quarta-feira, 6 de abril de 2016

PENAFIEL

Milhares de motociclistas comemoraram o Dia Nacional do Motociclista
 
De 1 a 3 de abril, a cidade de Penafiel recebeu cerca de 20 mil de motociclistas, durante a comemoração da 20.ª edição do “Dia Nacional do Motociclista”, organizado pela Federação Motociclismo de Portugal, com o apoio do Moto-Clube Vale do Sousa e da Câmara Municipal de Penafiel.

No dia oficial das comemorações, 3 de abril, nem a intensa chuva afastou os motards, tendo os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas sido recebidos no Museu Municipal de Penafiel para uma visita guiada à descoberta do património e das tradições do território penafidelense.
De tarde, com os respetivos estandartes e bandeiras de clubes, os motociclistas saíram em cortejo da igreja do Sameiro, com o andor de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas, o andor de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos (Santuário do Sameiro) e o andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel, em direção ao campo da feira, onde decorreu a sessão solene e a tradicional bênção de motos e capacetes.
Fernando Gomes, presidente do Moto Clube do Vale do Sousa, salientou que o clube se sentiu “muito satisfeito e honrado” por ter cumprido os objetivos propostos para a realização do evento, na qual colocou “muito empenho, dedicação e trabalho”. “Penafiel recebeu milhares de motociclistas, muitos deles com milhares de quilómetros percorridos. As condições atmosféricas não interferiram no espírito e na celebração deste dia”, frisou, defendendo que a “simpatia, o companheirismo e a amabilidade” da organização “reforçou o afeto” sentido naquele dia.
Por seu lado, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, congratulou-se por, “apesar das condições meteorológicas adversas”, terem vindo a Penafiel comemorar aquele dia “muitos milhares de motociclistas”. “Um evento que prestigiou, à escala nacional, o nome de Penafiel e promoveu, junto dos visitantes, o património, gastronomia e hospitalidade penafidelense, sem esquecer a nossa capacidade de organização”, sublinhou, deixando aos visitantes o convite para voltarem ao concelho.
Já Manuel Marinheiro, presidente da Federação Motociclismo de Portugal, elogiou o “empenho” de todos os parceiros que tornaram o evento num “dia histórico para todos os motociclistas”. O responsável deixou ainda uma “palavra especial” para os milhares de motociclistas que, mesmo com chuva, demonstraram o “verdadeiro espírito e paixão pelas motas”. “O Dia Nacional do Motociclista é isto, celebrar a fraternidade, a amizade e o amor por este estilo de vida, sem esquecer todos aqueles que já partiram”, enalteceu, assumindo que Penafiel “esteve à altura” do evento que por isso “irá, a seu tempo, receber novamente o Dia Nacional do Motociclista”.
Do programa oficial, constaram ainda atuações dos grupos musicais “Blueberries for Chemical”, “Rock Luso” e “Lucky Duckies”.

CASTELO DE PAIVA