domingo, 3 de janeiro de 2010

Em Cinfães


Janeiro será dedicado ao teatro.

A Câmara Municipal de Cinfães preparou um programa destinado à população escolar, concretamente aos alunos do 1º ciclo. A programação arranca dia 7 de Janeiro e assenta em duas ideias-chave: a Escola vai ao Teatro e o Teatro vai à Escola. A iniciativa insere-se no programa “Cinfães Natal” e conta com a parceria do Teatro Regional da Serra do Montemuro.

O Mês do Teatro começa com uma ida à aldeia de Campo Benfeito, na freguesia de Gosende, em Castro Daire, onde está sedeado o Teatro Regional da Serra do Montemuro. Serão contempladas, no dia 7 de Janeiro, as escolas do 1º ciclo de Boassas, Oliveira, Vila Nova, Desamparados, Covelas, Ferreiros, Bustelo e Gralheira. Os alunos terão a oportunidade de assistir à peça “Mãos Grandes”, um espectáculo divertido e acessível, com uma forte vertente pedagógica.

Depois será a vez de o Teatro vir à escola no dia 27 também com a exibição da peça “Mãos Grandes”. Assim, às 10h a companhia Teatro Regional da Serra do Montemuro deslocar-se-á ao Centro Escolar de Fonte Coberta e da parte da tarde, às 14h30, irá passar pelo Centro Escolar de Stº. António em Santiago de Piães.
“Mãos Grandes”
Trata-se de uma peça com personagens divertidas e coloridas de palmo e meio que dão vida a um espectáculo dirigido essencialmente para as crianças. Cada vez mais a nossa sociedade nos afasta de tradições e costumes, que um dia estiveram bem presentes em todas as aldeias do país. O moinho e o forno tornaram-se locais sem vida, sem cor, sem emoções. O Teatro Regional da Serra do Montemuro tenta renascer estes espaços e dar a conhecer aos mais pequeninos que o pão não vem das superfícies comerciais, que há todo um processo que vale a pena conhecer. O uso dos fantoches aproxima as crianças, estimula a sua curiosidade e atenção. As cores e os movimentos despertam a sua criatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA