terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Em Oliveira de Azeméis


Escolas escrevem conto online sobre centenário da implantação da República

A biblioteca municipal Ferreira de Castro lançou o desafio aos alunos do 6º e 9º ano de escolaridade das escolas de Oliveira de Azeméis para participarem na elaboração do conto online «Comemorar a República».
A iniciativa visa comemorar o centenário da implantação da República que se assinala a 05 de Outubro de 2010 sendo organizada em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Município.
O projecto pretende que os alunos participantes pesquisem informação sobre os acontecimentos associados à data histórica, reflectindo, ao mesmo tempo, sobre os ideais republicanos.
Os professores são convidados a apoiar os alunos na elaboração dos trabalhos onde poderão ser incluídos extractos de documentos da época, imagens, fotografias e lustrações.
A iniciativa decorre até 20 de Maio com o envio de propostas para o nome a atribuir ao e-conto que será publicado online no dia 04 de Outubro, um dia antes da comemoração do primeiro centenário da implantação da República Portuguesa.
O e-conto inclui quatro episódios, devendo cada narração fazer referência a relatos e acontecimentos relevantes no período que antecedeu a implantação da República, ao regicídio (acontecimentos no Terreiro do Paço e figuras históricas envolvidas), à implantação do regime republicano (personalidades e símbolos da República) e ao início da República (medidas que influenciaram a sociedade portuguesa).
Os episódios a publicar serão avaliados por um júri segundo os critérios da qualidade, originalidade, criatividade e correcta utilização da língua portuguesa.
O «E-Conto – Comemorar a República» será apresentado em sessão pública na primeira semana de Outubro durante a inauguração da Mostra Concelhia das Bibliotecas Escolares, na biblioteca municipal Ferreira de Castro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA