terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Em Santa Maria da Feira



Ópera infantil pela Orquestra de Jovens
A ópera infantil “A Floresta”, baseada na obra de Sophia Mello Breyner e música de Eurico Carrapatoso, vai ser apresentada nos dias 15 e 16 de Janeiro, no grande auditório do Europarque. Uma co-produção da Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira e Câmara Municipal, com a participação de diversas escolas do município.
Sophia de Mello Breyner Andresen inspirou-se na quinta da avó, onde costumava passar férias enquanto criança, para escrever “A Floresta”. Esta obra conta a história de uma menina, a Isabel, que todos os dias calcorreava aquela quinta, conversando com as árvores e sonhando encontrar um anão naquele bosque próximo da sua casa. Uma história que fala da amizade, revelando que “a bondade compensa e os tesouros só trazem felicidade se forem partilhados”.
Em 2004, o Teatro Nacional de São Carlos encomendou ao compositor Eurico Carrapatoso uma ópera infantil baseada neste conto de Sophia de Mello Breyner, cujo libreto foi elaborado pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, actual ministra da Educação.
A ópera infantil, que vai ser apresentada em Santa Maria da Feira pela Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, tem direcção musical do maestro Paulo Martins e encenação de Pedro Ribeiro. Nos principais papéis, contará com a participação de Angélica Neto (Isabel), José Corvelo (Anão), Fernando Guimarães (professor de música), Tiago Matos (bandido/sábio), João Carlos (árvore/narrador) e os coros infantis das academias de música de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e do Conservatório de Música de Fornos (cogumelos e anões).
Récitas para escolas e público em geral
No dia 15, a ópera infantil destina-se às crianças das escolas do 1º Ciclo do Concelho, com sessões às 10h30 e às 14h00. No dia 16, o espectáculo dirige-se ao público em geral e tem início às 21h30.
Os bilhetes para a ópera infantil “A Floresta” (5 euros) encontram-se à venda no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira, Europarque, Fnac, Media Market, El Corte Inglês e em www.blueticket.pt. Mais informações através do telefone 256 370 884.
Este espectáculo está integrado no programa de animação da Festa das Fogaceiras – a mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira, celebrada a 20 de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA