quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Em Santa Maria da Feira


Ana Moura em concerto nas Fogaceiras

A fadista Ana Moura sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, no dia 23 de Janeiro, às 21h45, para um concerto integrado no programa de animação da secular Festa das Fogaceiras. Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo.
‘Leva-me aos Fados’ é o quarto álbum de estúdio da fadista, o sucessor do multi-galardoado ‘Para Além da Saudade’ (2007). Conta com uma lista de participações de luxo de onde se destacam José Mário Branco, Gaiteiros de Lisboa, Manuela de Freitas, Amélia Muge e Tózé Brito. Tal como os anteriores, tem a produção de Jorge Fernando.
Com 55 mil unidades vendidas, ‘Para Além da Saudade’ foi o disco de consagração de Ana Moura. Há 120 semanas no top de vendas nacional, muito perto de atingir o Galardão de Tripla Platina, este era o disco que incluía os muito aclamados ‘Os Búzios’ (Jorge Fernando), ‘Fado da Procura’ (Amélia Muge) ou ‘’E Viemos Nascidos do Mar’ (Fausto). O seu estrondoso sucesso recuperou os discos anteriores – ‘Guarda-me a Vida na Mão’ (2003) e ‘Aconteceu’ (2005) – os quais atingiram também o Galardão de Ouro.
O título do novo disco de Ana Moura, “Leva-Me aos Fados”, anuncia uma leveza de espírito e uma contextualização do género musical mais português fora dos clichés mais lúgubres. E assim o faz Ana Moura ao quarto álbum de estúdio, que mostra na alma mais raça que melancolia, que canta mais um lamento revoltado do que uma aceitação contemplativa dos males da vida.
Os anos mais recentes de Ana Moura têm sido felizes. O dueto com Mick Jagger em pleno concerto dos Rolling Stones no Estádio de Alvalade, o Disco de Platina que o álbum anterior ‘Para Além da Saudade’ venceu por vendas superiores a 20 mil unidades, a aclamada digressão mundial do ano passado ou o Prémio Amália para Melhor Intérprete empurram Ana Moura para um estatuto de estrela.
Em ‘Leva-Me aos Fados’, Ana Moura aproveita o vento e cresce na proporção do momento. Claro que o seu braço-direito de sempre, Jorge Fernando (o homem da viola), dá uma ajuda, sobretudo na composição da maior parte das 15 canções deste longo. Custódio Castelo, nas 12 cordas da guitarra, e o baixista Filipe Larsen também dizem presente. E José Mário Branco é o mais sonante colaborador, como co-autor das brandas Águas Passadas.
Com o reconhecimento da crítica, chegou também o reconhecimento dos seus pares e, em 2008, Ana Moura recebeu o Prémio Amália de Melhor Intérprete. Pisou mais de 300 palcos diferentes na sua última tournée, visitou dezenas de países em vários continentes e foi foco de todas as atenções quando, em 2008, pisou o palco do Estádio de Alvalade para cantar com Mick Jagger ou, mais recentemente, quando os ecos da imprensa francesa deram conta da viagem propositada de Prince para a ver cantar em Paris.
Os bilhetes para o concerto de Ana Moura (12 euros) encontram-se à venda no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira.
Fonte: www.anamoura.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

CASTELO DE PAIVA