quarta-feira, 21 de outubro de 2015

BAIÃO

Jornadas literárias vão evocar Eça de Queiroz e Alice Pereira Gomes
 
O Auditório da Escola Básica e Secundária de Baião acolhe, a 24 de outubro, uma mostra do projeto “Ler (n)o Douro”, que irá proporcionar um dia em torno dos livros e da literatura, tendo o imaginário duriense como pano de fundo.
Eça de Queiroz e Alice Pereira Gomes, dois escritores com especiais ligações a Baião, figuram entre os autores cujas obras irão preencher estas jornadas, através da apresentação de vários projetos desenvolvidos por escolas da região.
A iniciativa, pedagógica e cultural, insere-se no projeto Jornadas Literárias “Ler (n)o Douro”, que tem coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e une estabelecimentos de ensino de Baião, Resende, Tabuaço, Moimenta da Beira e Sernancelhe.
Para além dos escritores Eça de Queiroz e Alice Pereira Gomes, vão ainda ser abordados textos de outros dois nomes importantes das letras nacionais: Aquilino Ribeiro e Abel Botelho.
A abertura do evento está agendada para as 10h00 e o encerramento terá lugar às 17h30.
A ocasião será ainda marcada pela assinatura do protocolo de constituição da Rede Concelhia de Bibliotecas de Baião, da qual farão parte a Câmara Municipal de Baião, as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas de Eiriz-Ancede, Sudeste de Baião e Vale de Ovil e a Fundação Eça de Queiroz. Os grandes objetivos deste projeto são “a colaboração ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais e a promoção da leitura”, divulgou o município.
O evento tem entrada livre e é organizado pela Câmara Municipal de Baião, Rede de Bibliotecas Escolares, DGEstE – Direção de Serviços da Região do Norte e dos Agrupamentos de Escolas de Eiriz, Vale de Ovil e Sudeste de Baião.

CASTELO DE PAIVA