quarta-feira, 14 de outubro de 2015

DUAS IGREJAS - PAREDES

Freguesia de Duas Igrejas inaugurou biblioteca

Foi inaugurada na tarde do passado sábado a Biblioteca de Duas Igrejas, momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira e de António Bessa, presidente da Junta de Freguesia de Duas Igrejas.

A nova valência pode ser encontrada no edifício da junta e serve toda a população, mas é visto sobretudo como um instrumento de apoio à comunidade escolar, “prosseguindo a estratégia municipal de forte aposta na educação como fator essencial para progresso, desenvolvimento e competitividade” do território.
A Junta de Freguesia da Duas Igrejas cedeu o espaço e o mobiliário para a biblioteca e adquiriu alguns livros, que se juntam a outros doados para a constituição do espólio inicial. A biblioteca disponibiliza ainda um computador com acesso à Internet.
Na mesma tarde, os melhores alunos da freguesia de Duas Igrejas receberam, os seus prémios de mérito, numa cerimónia realizada no Salão Nobre da Junta.
Os alunos galardoados com o Prémio de Mérito Escolar de Duas Igrejas foram Mafalda Leal Gomes, do 4.º ano (100 euros); Diana Filipe Machado Freitas, do 6.º ano (125 euros); Adriano Emanuel Barbosa Bessa, do 9.º ano (150 euros); e Daniela Filipa Ferreira Moreira, do 12.º ano (250 euros).
Para o presidente do município, Celso Ferreira, “o trabalho feito no nosso concelho em prol da educação, nos últimos dez anos, alterou radicalmente para melhor a realidade de Paredes. Éramos um dos piores concelhos a nível nacional em taxas de insucesso e abandono escolar e hoje já praticamente não há abandono escolar no nosso território, e temos uma elevada taxa de sucesso. Todas as escolas do concelho de Paredes ficaram acima da média nacional no ano letivo passado”, salientou.

CASTELO DE PAIVA