sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CASTELO DE PAIVA

Domingo é dia de recriação histórica 
Feira do Século XIX
A ADEP –  Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva vai promover, no próximo domingo, 11 de outubro, no Parque das Tílias, em Sobrado, a 18ª edição da Feira do Século XIX.

É a recriação de um evento que, a nível concelhio, envolve diversas associações locais e procura recriar uma época através da representação de valores e tradições de outrora. Junto ao edifício da antiga Casa do Povo, na zona da Frutuária, a história vai repetir-se com vertentes pedagógicas, cultural e social, sendo recriado, através dos trajes, dos artesãos, dos comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos, da música tradicional e da animação de rua, o ambiente vivido numa verdadeira feira de tempos já recuados.
Recordando o sucesso do ano transato, o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha elogia a iniciativa da ADEP e refere que, “ao tentar caracterizar-se algumas das atividades que faziam parte do quotidiano das pessoas da época, estamos a respeitar as nossas origens, a recuperar velhos costumes e a reconstruir cenários já há muito esquecidos e também desconhecidos para muita gente, especialmente para aqueles que são mais jovens”.
Considerando que estas manifestações devem ser incentivadas e “muito acarinhadas”, o responsável municipal destaca que, “para além de fazer reviver o passado, este tipo de realização, que já é uma referência turística do concelho, permite-nos respeitar, ainda mais, as nossas origens”.
Martinho Rocha, atual presidente da ADEP, acredita que esta 18ª edição da feira, irá superar todas as expectativas, apresentando algumas novidades.
A comercialização de produtos agrícolas, a presença de diversos artífices, a venda do artesanato regional e dos animais domésticos, a mostra dos utensílios agrícolas, as danças e costumes de outrora, o vinho novo e a cozinha tradicional da época e o baile à moda antiga são argumentos de peso e de grande interesse deste certame, onde a animação e a componente etnográfica vão atraindo milhares de visitantes ao Parque das Tílias, cenário que acolhe todas as tradições locais e potencia muita animação de rua.
O programa costuma iniciar-se no final da tarde e noite de sábado, já com algumas atividades etnográficas e uma prova de sabores e, como vem sendo habitual, algumas das valências da ADEP, designadamente o museu "Primeiras Artes" e a "Casa dos Engenhos", vão estar abertas neste dia evocativo, embora com alguns acessos condicionados.

CASTELO DE PAIVA