terça-feira, 13 de outubro de 2015

MARCO DE CANAVESES

I Encontro de Produtores de Mirtilo 

Decorre no próximo dia 17 de outubro o I Encontro de Produtores de Mirtilo e Pequenos Frutos no Douro Verde. A iniciativa terá lugar na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC) e conta com moderação de Cristina Mendes e Alexandra Ribeiro.

As inscrições decorrem até 12 de outubro e podem ser feitas através do telefone 255 534 049 ou pelo formulário online.
Segundo o programa conhecido, o encontro inicia pelas 10 horas com a receção aos convidados, seguindo-se a sessão de abertura com a presença da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e Câmara Municipal do Marco de Canaveses.
Durante o período da manhã os temas em discussão serão: “Sobre fertilidade, sanidade, avisos agrícolas e aspetos legais da importação​" - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN); “Usos menores de produtos fitofarmacêuticos” - Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Filomena Bento; “Diferenças Produtivas entre Variedades e Períodos de Produção e Gestão de Mão-de-obra” - AGROINVEST, Tadeu Alves; e "Nova Política Agrícola Comum (PAC) 2015-2020" - CONFAGRI, Isabel Santana e Cooperativa Agrícola de Penafiel, Maria José Mota.
Segue-se uma visita às instalações da escola agrícola. Depois do almoço o programa prossegue com a abordagem de: "Fatores ​determinantes d​a​ qualidade" - NATURPASSION, Rute Cardoso; “​G​énese, atividade​ ​e perspetivas futuras de uma Associação de Produtores - "A Baga", Manuel Cardoso; ​*Título da Comunicação a anunciar - Universidade do Minho, José Teixeira; "Pós-colheita e processamento do mirtilo" - Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa, Domingos Almeida; e "Comercialização de mirtilos - exportação - Cooperativa de Mangualde, João Almeida.
O encontro é uma iniciativa conjunta da EPAMAC, Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cooperativa Dolmen e Projecto Caerus, com o apoio de outras entidades. O objetivo é debater o enquadramento da produção de mirtilos e pequenos frutos no Douro Verde (território que integra os concelhos de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Resende e Penafiel), dificuldades e principais desafios.

CASTELO DE PAIVA