sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PEDORIDO - CASTELO DE PAIVA

Concerto de Encerramento de Época

No próximo dia 25 de Outubro terá lugar o tradicional Concerto de Encerramento, alusivo à Época de 2015.

Um evento que que irá homenagear uma das figuras mais carinhosas para a Banda de Música dos Mineiros do Pejão, a par do saudoso Padre Francisco Nicolau Moreira a quem se deve, em Pedorido, o gosto pela música e a fundação da Tuna de Pedorido.

Falamos de Jean Tyssen que em 1933, após falência da Empresa Carbonífera do Douro, adquiriu e tomou conta dos destinos da empresa. No período respeitante à sua administração a empresa sofreu uma enorme evolução ao nível da produção, do desenvolvimento de infra-estruturas, ao nível social e cultural. Entre outros agrupamentos fundados, destacamos naturalmente a criação em 1947 do CAP - Centro Artístico do Pejão, a quem ofereceu um instrumental completo à então Tuna de Pedorido, futura Banda do Pejão.

Sob orientação do CAP encontrava-se a Escola Musical da Carbonífera que teve como professores Alberto da Costa Santos, Alberto Ribeiro Gomes e Tertualiano Monteiro (1.º Regente da Banda do Pejão), orientadores dos primeiros músicos da Banda.

Em 1952 por ocasião da inauguração do Centro de Acção Social (Hospital de Oliveira do Arda), Jean Tyssen usou da palavra fazendo a seguinte afirmação: "Quando morrer quero vir para junto dos meus Mineiros". O seu desejo foi cumprido e hoje repousa no Cemitério de Oliveira do Arda, onde descansam também muitos dos nossos mineiros.

Por ocasião dos 50 anos do seu falecimento, a Banda de Música dos Mineiros do Pejão fará a merecida homenagem ao seu "Pai Fundador".

15:00 - Concerto de Encerramento Época 2015 na Igreja Paroquial de Pedorido.

Venha escutar a Música que vem do fundo da mina. Faça parte da festa da Sua Banda. 
Viva a Família Pejão.

CASTELO DE PAIVA